quarta-feira, 13 de julho de 2011

Judô

Muito legal a atitude da Confederação Brasileira de judô de mandar atletas para as Copas do Mundo "menores". Primeiro, em Miami, depois na Venezuela e possivelmente semana que vem em El Salvador. Como os principais judocas da seleção já estão com a classificação olímpica mais que encaminhada, judocas estão tendo a primeira chance de disputar uma competição importante no exterior.

O maior exemplo disso é Taciana Lima. Ela não é tão nova, aliás já tem 28 anos, mas para Londres 2012 tem a vida difícil, já que tem que brigar com a medalhista no mundial Sarah Menezes na categoria até 48kg. Mas está pegando mais experiência, disputando inúmeras Copas do Mundo. Só esse ano, tem cinco medalhas em Copa do Mundo, uma prata e quatro bronzes.
Por exemplo, ela foi medalha no mundial sub-20 de 2002. Desde então, participou de pouquíssimas competições internacionais, mas desde o ano passado está presente em várias competições, não só as do Brasil.

Na Venezuela, a jovem Eleudis Valetim, medalhista no mundial sub-20 ano passado, ganhou a medalha de bronze em sua primeira competição adulta fora do país. Pouco antes, tinha sido vice na Copa do Mundo de São Paulo. Ela disputa a categoria até 52kg e, para Londres, está distante da vaga, que muito provavelmente ficará com Erika Miranda

A paraibana Amanda Cavalcante também esteve na Venezuela, conquistando bronze na Copa do Mundo, pontuando pela primeira vez no ranking mundial da categoria até 63kg.

O melhor foi feito na categoria até 70kg, no momento a mais fraca do Brasil. Sem a presença da titular Maria Portela, a Confederação mandou três atletas para a competição. Natália Bordignon, de 20 anos, e Glaucia Lima e Nadia Merli, de apenas 18 anos. Glaucia, por sinal, já tinha ido para a mesma Copa da Venezuela ano passado.

No masculino, também não foram à Venezuela os atletas titulares. A categoria até 60kg, mais fraca atualmente no adulto do Brasil, teve a participação de três atletas. Breno Alves, que já não é mais menino,até disputou o mundial adulto de 2007, além de Ivan Sabino e Diego Santos.
Diego foi medalha de bronze e Ivan quinto colocado. Aliás, um lutou contra o outro pela medalha

Na categoria até 81kg, dos medalhistas olímpicos Leandro Guilheiro e Flavio Canto, Maicon França fez sua estreia em competições adultas internacionais. Foi muito bem, por sinal, terminando na quinta posição depois de duas vitórias. Maicon também não é novo, já está com 27 anos.
Até 90kg, Vinicius Nunes também pontuou pela primeira vez no ranking mundial. O judoca venceu uma luta e caiu nas oitavas-de-final na Copa da Venezuela.

Isso é muito importante. Daqui a um ano começa um novo ciclo olímpico e é bom que os atletas já entrem com uma certa experiência. Mesmo aqueles que não são tão novos, precisam já ter lutado em competições fora do país, para se ambientar com um torneio importante, viagem etc...

A vida de um judoca pode ser longa, passa dos 32 anos, as vezes chega até os 36, como é o caso de Flavio Canto.
O judô já pensa em 2016, já que para 2012 a classificação de quase todas as categorias já está encaminhada...

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário